top of page

Avaliação de Imóvel

Arquitetura moderna

Peritos especialistas em avaliações imobiliárias

- Imóveis Industriais, Comerciais, Residenciais e Rurais -

Avaliação segura, rápida e com preço justo

Parecer Técnico elaborado de acordo com as Normas da ABNT

Avaliações para fins judiciais ou extrajudiciais.

• Para Ações Possessórias;

• Reintegração e Manutenção de Posse, Interdito Proibitório, Usucapião;

• Consórcios e negócios  Imobiliários;

• Imóveis Públicos;

• Arbitramento de Locações e Arrendamentos;

• Financiamentos;

• Partilhas entre herdeiros, Divórcios, etc;

• Seguradoras;

• Transações financeiras e investimentos.

PERÍCIA E VISTORIA NO IMÓVEL

Perícia é a atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, seus custos, frutos ou direitos. Calculando assim, o  justo valor de mercado de um imóvel  pelo método comparativo direto.

O objetivo principal da Avaliação

imobiliária é determinar o valor de um bem, dos seus custos e os direitos sobre ele.

A MRSX realiza avaliações de imóveis e de bens,  perícias técnicas sob as mais específicas normas de regulamentação.

Possui a melhor equipe técnica, que garante excelência no atendimento ao cliente.

A MRSX  serviços de "avaliações  de imóveis" e pericias, também realiza serviços de administração de imóveis,  serviços de engenharia, reforma  e construção civil.

O ramo de Avaliações de imóveis é uma especialidade que abrange um conjunto amplo de conhecimentos, da área de construção e engenharia.

LAUDO DE AVALIAÇÃO PARA IMÓVEIS RESIDENCIAIS,
COMERCIAIS E RURAIS

Avaliar o patrimônio é uma tarefa que requer seriedade e competência. As avaliações de imóveis são formalmente apresentadas através de Laudos ou Pareceres Técnicos conforme a Norma NBR 14.653 da ABNT, tanto para o valor de venda ou de locação.

Para que seja feita uma boa  Perícia em Avaliação, o profissional deve conhecer o funcionamento do mercado imobiliário e o entendimento do conceito de valor.

Valor é o equilíbrio entre as forças atuantes no mercado, influenciadas pela lei da oferta e da procura, no momento da avaliação.

Qual o objetivo de avaliar um imóvel?

 

- Conhecimento de valor de compra, venda e locação;

- Garantias Reais;

- Ações Renovatórias e revisionais de aluguel;

- Desapropriações;

- Ações Indenizatórias no âmbito imobiliário;

- Dissoluções Societárias;

- Inventários e Partilhas;

- Seguros;

- Fins contábeis:  atualização do ativo imobilizado;

- Atualização Patrimonial para empresas e fundos de investimento;

- Imóveis residenciais : (casas, apartamentos, terrenos, loteamentos, flats e lofts);

– Imóveis comerciais : (casa, loja, edifício, galeria, galpão,   Shopping, agência bancária,  indústria,  drogaria e outras redes comerciais;

– Imóveis rurais : fazendas, glebas, haras, sítios, chácaras e loteamentos.

COMO DESCOBRIR QUANTO VALE O SEU IMÓVEL
Fonte: Revista Exame.

Existem algumas maneiras de avaliar o preço do seu imóvel. Algumas são mais apuradas e indicadas para quem deseja estipular um valor mais preciso ao colocar o imóvel à venda. Outras, mais superficiais, podem ser indicadas para quem apenas quer ter uma noção sobre o valor do seu patrimônio. Confira a seguir o que fazer para precificar seu imóvel.

Para quem precisa definir um valor para o imóvel porque tem o objetivo de vendê-lo, o melhor caminho é a consulta a um corretor de imóveis.

Quando o imóvel é colocado à venda em uma imobiliária o mais comum é que ela faça a avaliação sem cobrar nada por isso. Mas, caso o proprietário queira  consultar um corretor apenas para isso, ele cobrará um valor à parte pelo serviço.

Consulte sempre um corretor técnico com o registro no (CNAI) Cadastro

Nacional de Avaliadores de Imóveis.

Segundo o presidente do Creci, José Augusto Viana Neto, na maioria dos casos os corretores visitam o imóvel e sugerem o valor ao proprietário verbalmente. Mas, também é possível solicitar uma avaliação documentada, o chamado “Parecer técnico de avaliação mercadológica”. -“Esse documento fornece um valor para o imóvel e explica em detalhes porque foi determinado aquele preço. Ele inclui dados da estrutura do imóvel, comparativos de imóveis semelhantes vendidos na região e informações sobre zoneamento, infraestrutura e de mobilidade urbana”, diz. Explica que o documento é essencial em  situações nas quais parentes ou cônjuges em processo de divórcio discordam sobre o valor de um imóvel herdado ou compartilhado prestes a ser vendido. Também é usado em permutas de

imóveis ou em caso de inadimplência, quando o imóvel é tomado por um banco e o proprietário considera que a propriedade tem um valor maior do que aquele indicado pela instituição.

Para proprietários que não se encontram nessas situações, o parecer técnico pode ser apenas uma maneira de se resguardar nas negociações. 

"O parecer técnico é muito bom para que a pessoa não tenha ansiedade ao fazer o negócio, porque o proprietário passa a conhecer o preço de mercado do seu imóvel e entende exatamente se está vendendo por um preço acima ou abaixo do seu valor real”, afirma o presidente do Creci.

Ele acrescenta que, no caso da venda de imóveis usados, como a negociação é permeada por muitas contrapropostas, o parecer técnico é apresentado para dar base ao valor estipulado pelo vendedor.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO SEGUNDO ABNT - NBR 14.653

Método Comparativo Direto de Dados de Mercado:

Analisa elementos semelhantes ou assemelhados ao avaliando, com objetivo de encontrar a tendência de formação de seus preços. A homogeneização das características dos dados deve ser efetuada com o uso de procedimentos, dentre os quais se destacam o tratamento por fatores e a inferência estatística. Preferencialmente utilizado na busca do valor de mercado de terrenos, casas padronizadas, lojas, apartamentos, escritórios, armazéns, entre outros, sempre que houverem dados semelhantes ao avaliando. 

 

Método Involutivo:

O método involutivo deve ser empregado quando não houver mínimas condições de utilização do método comparativo direto. Trata-se de um critério indireto de valoração de uma gleba ou terreno de grandes dimensões considerando seu aproveitamento por meio de subdivisão de área maior em lotes menores. Utilizado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando.

 

Método Evolutivo:

Método em que o valor de mercado do imóvel é obtido através da composição do valor do terreno com o custo de reprodução das benfeitorias devidamente depreciado e o fator de comercialização. Indicado para estimar o valor de mercado no caso de  inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando.

Método da Capitalização de Renda:

Utilizado nas avaliações de empreendimentos de base imobiliária (hotéis, shopping centers e outros). Nesses empreendimentos, deve-se observar as prescrições da NBR 14653-4. Também pode ser utilizado na determinação do valor de mercado, em situações onde não existam condições da aplicação do método comparativo direto ou evolutivo, ou, alternativamente, quando a finalidade da avaliação seja a identificação do valor econômico.

 

Método da Quantificação do Custo:

Utilizado para identificar o custo de reedição de benfeitorias. Pode ser apropriado pelo custo unitário básico de construção ou por orçamento detalhado, com identificação das fontes consultadas.

 

As especificações das avaliações são igualmente fundamentais para a confecção de laudos com o correto embasamento técnico. A especificação deve ser estabelecida em razão do prazo demandado, dos recursos despendidos, bem como da disponibilidade de dados de mercado e da natureza do tratamento a ser empregado.

 

As avaliações igualmente devem ser especificadas quanto à fundamentação e precisão.

A fundamentação deve ser função do aprofundamento do trabalho avaliatório, com o envolvimento da seleção da metodologia em razão da

confiabilidade, qualidade e quantidade dos dados 

amostrais disponíveis.

​A precisão deve ser estabelecida quando for possível medir o grau de certeza e o nível de erro tolerável numa avaliação. Depende da natureza do bem, do objetivo da avaliação, da conjuntura de mercado, da abrangência alcançada na coleta de dados (quantidade, qualidade e natureza), da metodologia e dos instrumentos utilizados.

 

Os graus de fundamentação e de precisão nas avaliações deverão ser definidos nas demais partes da NBR 14653, guardado o critério geral de atribuir graus em ordem numérica e crescente, onde o grau I é o menor.

 

O laudo de avaliação deverá conter no mínimo as informações abaixo relacionadas:

Identificação da pessoa física ou jurídica e/ou seu representante legal que tenha solicitado o trabalho;

Objetivo da avaliação;

Identificação e caracterização do bem avaliando;

Indicação do(s) método(s) utilizado(s), com justificativa da escolha;

Especificação da avaliação;

Resultado da avaliação e sua data de referência;

Qualificação legal completa e assinatura do(s) profissional(is) responsável(is) pela avaliação;

Local e data do laudo;

Outras exigências previstas nas demais partes da NBR 14653

Antes de Investir em imóveis consulte um especialista.

whatsapp-logo-icone.png
bottom of page